Castelo-do-Burro

 

Criação

Info

Actividades

Turismo

Contactos

 

 

 

 

 

Raças - aparências

 

RAÇAS - APARÊNCIAS

Apenas algumas raças de burros são reconhecidas pela sua árvore genealógica. Na Península Ibérica especialmente em torno da raças grandes que antigamente eram usadas principalmente para a criação de grandes mulas. Estes são os Asinino Zamorano-Leonés, Asinino Catalães, Asinino Andaluz e o Asinino Mirandês.

Só o Andaluz têm um pelo curto e macio de cor branco até ruço rodado. As outras 3 raças são exclusivamente castanho médio até castanho escuro com pelo comprido, despenteado até ficar com tranças. A altura varia de 135 cm a 162 cm.

Anteriormente, era bastante comum entre os pequenos agricultores, simplesmente escolherem o próximo macho para produzir descendentes, ao invés de pureza racial distinta. Por causa desse hábito hoje em dia é muito difícil fazer uma distinção racial clara.

Na maior parte dos casos não existe uma classificação clara de raça. Por isso algumas organizações já mudaram a classificação da espécie para altura de garote em vez de raças. Em 2008 foi criada uma nova classificação dos burros "Burros Europeus".

No Castelo-do-Burro é também a altura da garote, a cor do pêlo e comprimento de pelagem mais significativo que apenas uma classificação racial.

 

Funções antigas

Utilização hoje em dia

Condições de ter

Contrato de compra

   

 


  Copyright© 2001-2012 Castelo-do-Burro. Todos os direitos reservados.

Condições gerais, Política de privacidade